A RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Fazenda Renópolis foi criada em 2010 com o intuito de perpetuar a preservação dos 83 hectares de Mata Atlântica que, há mais de 80 anos, é feita pelos proprietários. Essa é a paisagem da Pousada Abrigo da Reserva.

Hoje, apenas 8 % desse  tipo de floresta (mata Atlântica), vista pelas janelas do Abrigo da Reserva, está preservada. Tamanha biodiversidade é necessária para a manutenção da vida em nosso planeta. Temos feito grandes esforços para preservá-la; no ano de 2010 essa mata passou a ser uma Reserva Natural.  Basta despender um pouco de tempo cercado por essas árvores para compreender melhor a importância da preservação das espécies.

Hospedar-se em uma reserva natural traz  muitos benefícios: o banho é de água mineral, o despertar  é ao canto de aves nobres, o ar é puro e basta  alguns passos para se embrenhar na mata nativa; mas todo esse equilíbrio é frágil.

A sua hospedagem na reserva foi planejada para causar o menor impacto ambiental possível, assim, entre outras ações,  idealizamos um sistema de tratamento de esgoto cuja eficácia pode ser otimizada pela colaboração de quem o utiliza. Por isso:

Não descarte no vaso sanitário nada além de seus dejetos orgânicos;

Se possível, utilize produtos de higiene biodegradáveis;

Não dispense óleos no sistema de esgoto;

Separe o lixo reciclável;

Use água,  luz  e aquecimento com consciência.